segunda-feira, 13 de abril de 2009

Uma História sem piada nenhuma onde entra uma professora


Às vezes ouvem-se umas vozes por aí, encomendadas, a dizer mal dos sindicatos, a denegrir os sindicalistas, a anular as suas múltiplas acções, em suma, a descredibilizá-los perante a opinião pública com o único objectivo de os enfraquecer. Não é difícil perceber que havendo sindicatos enfraquecidos, quem lucra é o patronato, que faz "gato-sapato" dos trabalhadores, deixando-os com salários em atraso, mentindo, ludibriando, negando direitos consagrados na Lei, exigindo que trabalhem em condições ilegais, não pagando segurança social, e quantas mais coisas se lembrarem de fazer. Os patrões poderão não ser todos assim, é certo, mas, criadas as condições de exploração, é muito fácil as relações laborais resvalarem... é muito fácil murmurarem para si próprios "Porque não? Não vai haver sindicato nenhum a chatear...". É que esta relação não é uma relação com equilíbrio de forças. O poder está sempre na mão do patronato, e o lado mais frágil é sempre o do trabalhador, que tem "só" a sua força produtiva.... Bem, já me estou a afastar do que queria contar...
Uma vez, eu, professora no ensino especializado de música, vi-me confrontada com as palavras de uma professora de inglês, que calhava ser uma daquelas pessoas que se acham informadas de tudo, que se auto-consideram intelectuais, cultas, que é como quem diz, construiram uma imagem de si próprias como sendo "inteligentes". Essa professora veio dizer-me com toda a segurança, que os sindicatos não faziam nada, lá recebia uma carta em casa de vez em quando, mas nunca era informada de nada, nunca ouvia falar de nada, e mais umas quantas queixas.
Eu deixei-a falar, e no fim disse-lhe "O teu sindicato é o mesmo que o meu. Eu recebo cartas em casa quase todas as semanas, às vezes várias cartas na mesma semana; recebo emails com informação actualizada quase diariamente... Serás tu que não queres ver, ou ainda achas que a culpa é do sindicato? Sabes que podes contactar com os sindicalistas da tua escola? Sabes que podes ir ao sindicato e pedir informações, se delas necessitas? Porque é que esperas que façam tudo por ti? Faz tu alguma coisa pelo sindicato."
Não sei se lhe respondi bem, mas fiquei tão irritada na altura...
Há gente que nunca luta pelos outros mas espera que os outros lutem por eles... para depois colher os frutos. Hoje em dia quase não falo para a dita professora, e felizmente, encontro-a muito poucas vezes.
Não sei lidar com a arrogância e a hipocrisia, é o que é.

5 comentários:

salvoconduto disse...

Compreendo bem a tua raiva.

Abreijos.

linhadovouga disse...

Pode ser que essa (provavelmente má) professora já tenha deixado o ensino...

samuel disse...

Hás-de arranjar muitas "amiguinhas" com esse feitio! :-)))

Abreijos.

Maria disse...

A questão é que o "massacre" a que somos submetidos diariamente nos vai gastando a paciência...
Às vezes apetece-me dizer aos jovens que reivindicam isto e aquilo que é a hora deles sairem à rua (aos que não saem), caso contrário nem lhes dou o direito a dizer mal... é falta de paciência.

Beijinhos por aí, 3

Fernando Samuel disse...

Boa resposta, sem dúvida - só que ela, essa professora, já sabia tudo, já tinha tirado conclusões, já tinha decidido...

um beijo.