sábado, 24 de outubro de 2009

Música para o Fim-de-Semana



Sou fã da música impressionista. Já por aqui deixei rastos da música de Debussy, mas hoje calhou a vez a Ravel, compositor que é conhecido por uma obra muito emblemática, o Bolero, uma obra que evidencia as grandes qualidades deste compositor.
Porém, nesta obra que escolhi, "Ma mere l'Oye" ("A minha mãe gansa") o seu refinado cuidado orquestral, o seu bom gosto na fusão de timbres e a sua abordagem melódica são evidentes. O resultado é uma obra aparentemente simples, mas intensa, que se vai revelando a pouco e pouco, como um véu que destapa algo mais íntimo. É uma música que, afinal, acaba por se revelar muito mais profunda e complexa do que parecia inicialmente.
Deixo-vos dois andamentos; o primeiro, "Pavane de la Belle au bois dormant" (Pavane da Bela adormecida), e o último, "Le jardin féerique" (O jardim das fadas), tocados pela Orquesta da RTVE (Orquestra da Radio Televisão Espanhola), dirigida pelo maestro Ramon Tebar.
Agora que Portugal tem um novo Governo, cuja Ministra da Cultura (Gabriela Canavilhas) é oriunda do meio musical erudito, pode ser que haja orçamento para (re)criar uma Orquestra da Radio Televisão Portuguesa, a fim de que este ministério possa cumprir o serviço público de levar a Cultura, e, neste caso, a música erudita a todos os portugueses, e não apenas àqueles que a usam como bibelot de ostentação social.
Ouçamos Ravel, que ajuda a sonhar!

5 comentários:

linhadovouga disse...

Uma pequena visita numa (espero que breve) insónia. Que bela escolha - mais uma!

Bjs

Fernando Samuel disse...

Óptima escolha, escolha de sonho - que nos ajuda a afastar, pelo menos por alguns momentos, o pesadelo que é o velho governo com a velha ministra da cultura...

Um beijo.

GR disse...

Lindíssimo! só tu para nos fazeres sentir que há apesar de tudo, coisas belas na vida.

Um Grande bj,

GR

Justine disse...

Vou sonhar um bocadinho! Obrigada pela ajuda:))

Nelson Ricardo disse...

Belo momento musical com um bom texto a acompanhar.

Continuarei a visitar as boas músicas e textos que por cá "navegarem" no Mar Sem Sal.