segunda-feira, 1 de junho de 2009

Música para começar a semana

Este é um excerto do 1º andamento do Concerto para Violino e Orquestra, de Alban Berg. Uma obra de 1935, mais conhecida pelo sub-título "Concerto à memória de um anjo" por se tratar de uma obra dedicada a Manon, uma jovem de 18 anos que morreu, que por sinal era filha de Alma Mahler (viúva de Gustav Mahler) e de Walter Gropius (o arquitecto fundador da Bauhaus), pessoas de quem Alban Berg era amigo.
Mais do que os picos emocionais que a música possa criar em cada ouvinte, há em toda a linguagem expressionista de Berg, um fio condutor melódico, ao qual nos agarramos para ir viajando por aquele mar de filamentos melódicos, aéreos, inalcançáveis...

Sugiro-vos, pois, e quem sou eu para sugerir, que fechem os olhos por três minutos. Se ficarem com vontade de ouvir os restantes vinte e tal minutos que a obra dura, recomendo-vos o youtube, onde não é difícil encontrá-la, ou, ouro sobre azul, a sua aquisição em cd. Porque há músicas e músicas... e há Alban Berg.

4 comentários:

linhadovouga disse...

Mais uma grande escolha.
Já era uma das minhas peças favoritas, belíssima, extraordinária integração da mais importante revolução musical do séc. XX (o dodecafonismo) com uma enorme herança histórica.
Mas desde que entrou um novo ser cá em casa que não consigo deixar de me comover a sério com isto

Justine disse...

Como descreveste bem as emoções que esta obra desperta. Aqui vou eu, cerrar os olhos por vinte e tal minutos...:))

amigona avó e a neta princesa disse...

Virei cá mais tarde, agora não dá e já percebi que tem que se ter tempo - mesmo!
Beijos...

Bonnie disse...

Reatámos os assaltos