terça-feira, 10 de março de 2009

A propósito de Fitness

Hoje fui tomar um café. Calhou o destino que fosse na esplanada de um ginásio que, pelos vistos, agora se chamam "Fitness". Fui observando aquelas mariquices todas... ele é sauna, ele é jacuzzi, ele é piscina... mas aquilo que mais me espantou foi uma ementa com alusão às modalidades que ali se podem praticar. Coisas como "BODY ATTACK", FITBOX, BODY BALANCE, BODY COMBAT, BODY PUMP, POWER JUMP, CYCLING, STEP, FUN DANCE, STRETCHING... entre muitos outros. Dei por mim a pensar que estava nalgum país anglo-saxónico, e que, se calhar, devia ter pedido um "coffee"...
Mas para quem não percebeu o que pode praticar naquele ginásio eu passo a explicar. Então, pela respectiva ordem, cá vai: "atacar o corpo", "caber numa caixa", "balançar o corpo", "combater o corpo", "bombear o corpo", "saltar com poder", "andar de bicicleta", "degrau", "dançar de forma engraçada" e "alongamentos"...

Face a isto acho que devia ser criada uma nova autoridade nacional, uma espécie de Asae da língua portuguesa e da sua aplicação no dia a dia. Proponho já a criação da ASLIP-PEMPI: Autoridade da Segurança da Língua Portuguesa - Principalmente em Meios Pseudo-Intelectuais.

Agora vou dedicar-me a uma modalidade nova que acabei de inventar: "Dormiring"...

8 comentários:

linhadovouga disse...

Esqueceste-te do desporto que agrupa todas essas modalidades da ementa: o "fitness" ("ajuste").

Há gente ridícula.

Bjs

Maria disse...

Por mim alinho no "dormiring"... até "acordaring"...

Beijinho

XICA disse...

Lolllll. Brilhante!
Mimos do Alentejo

Fernando Samuel disse...

A isso chama-se MODERNIDADE.


Um beijo.

Anónimo disse...

e assim se é lacaio do imperialismo e da sua "língua", ou dialecto, até às últimas consequências. Mandá-los ver Braga por um canudo, para não dizer coisa pior, é o mais indicado.

duarte disse...

eu cá tenho mais sorte.Quando saio para um dos cafés da minha terrinha , é sueca e "tchincalhão de inverno,relha e malha de verão.
Quanto a essas cousas, estou imune.
abraço do vale

LuNAS. disse...

Ehehe - e lá vem a Sal com as suas fantásticas etiquetas!
Mas chamste a atenção para o importante - há que rever isso tudo, sim. Então? Não temos língua capaz?
Beijinhos a todos

samuel disse...

Sem um bom dormiring não há despertarings de jeito...