segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Refundação do ensino artístico

Tem sido uma característica do Sócrates passar a ideia de que era preciso "mudar" o país, de que era preciso fazer "remodelações" em vários sectores e... tanto tem insistido nessa ideia que ainda há quem se deixe enganar, e confunda "arrogância bacoca" com determinação, que é coisa bem diferente.
Pois então, à semelhança da Saúde, da Educação ou da Justiça, eis que de há um ano para cá, o Governo se lembrou de levar para a frente aquilo que chama de "refundação do ensino artístico".
Assim, o gabinete da "Milu" (para quem não sabe, é o nome carinhoso da nossa Ministra da Educação), fazendo exactamente aquilo que faz noutras áreas, encomendou um relatório e criou uma comissão. Até parece que estou a falar do novo aeroporto. O relatório dado a conhecer no ano passado dizia exactamente aquilo que Sócrates pretendia: que tinham de se mudar determinadas características deste tipo de ensino, blá, blá, blá, e, basicamente, torná-lo insignificante, "que é para não pesar no orçamento". A comissão... lá continua a labutar, e, qualquer dia, é vê-la anunciar uma data de medidas "refundadoras" que terão como consequência o encerramento de várias escolas do ensino especializado de música, o desemprego de vários professores habilitados, o fim da oportunidade de alunos jovens e adultos poderem frequentar este tipo de ensino, entre outras consequências "menores" como por exemplo... nunca mais ser criada uma rede de escolas públicas de ensino especializado, e continuarmos a ter conservatórios de música apenas no litoral, e a norte do rio Tejo.
A comissão responsável pela refundação do ensino artístico integra pessoas que tem alguma experiência no sector. Mas parece que estas correm o risco de se deixar enganar pela "máquina" socialista. Para elas o meu apelo: Acordem! O Sócrates vai acabar com o ensino especializado de música. E vocês vão dar uma ajuda...

Espero não ter razão....

1 comentário:

Anónimo disse...

Cartões ROSA-Choc, estão disponiveis no Largo do Rato, para todos os que quiserem continuar a trabalhar no ensino especializado de musica. As cotas são baratas!