sexta-feira, 9 de maio de 2008

Moção de Censura 2: A arte da fuga (dos deputados)



Diz quem viu que a discussão hoje na AR foi quente.
O PCP apresentou uma Moção de Censura ao Governo de Sócrates.
Mas... palavras para quê? Que poderíamos nós esperar dos deputados do PS, do PSD e do CDS? Uns votaram contra, e os outros abstiveram-se.
Isto é que é coragem...

Questiono-me onde estava o Manuel Alegre quando a votação foi feita... É que, depois, vêem dizer que ele enfrenta o Sócrates, e mais não sei quê... Afinal, na hora da verdade.... Vota contra a moção. Tudo menos dar razão aos comunistas...

Questiono-me porque é que a tal "oposição" (que grande treta) que é exercida pelo PSD não se fez ouvir... Então no momento em que podiam dizer claramente, através do seu voto favorável a esta moção, que fazem oposição, sem aspas, ao Governo... então nesse momento abstêem-se?

Esta postura ridícula a vários níveis revela ao que vão os deputados eleitos pelos partidos que citei. Vão para lá para defender políticas de direita que servem os interesses do grande capital. PS e PSD são, no fundo, duas faces da mesma moeda. E é nestes momentos que temos a confirmação desta realidade, se ela ainda não fosse certa. Para mim, já há muito que o é.

Por isso que não fico surpreendida. A notícia da RTP, que podem ver AQUI, revela mais alguns pormenores que poderão interessar. E por outro lado, também é engraçado perceber o quão controlada está a RTP.
Será a auto-censura de que falávamos há tempos?

Em resumo, o PCP esteve ao seu mais alto nível. Parabéns pela moção, independentemente do resultado alcançado na AR.
E obrigada porque com ela também me defenderam a mim, defenderam todos nós.

10 comentários:

samuel disse...

Sal

O resultado foi bom. A votação é que não. E mesmo essa...
Mas o resultado, para quem seguiu, foi esclarecedor.
A moção falando de problemas concretos a que o primeiro ministro respondeu com cortinas de fumo e argumentos martelados e visivelmente ensaiados para o efeito. A moção atacando medidas e propostas concretas do PS e do governo e os deputados da maioria respondendo com intervenções apalhaçadas.
O PSD e o CDS, como dizes, a demonstrar que não são oposição a gaita nenhuma...
O resultado foi bom!

Abreijo

Maria disse...

Acompanhei o debate em directo.
O resultado da votação era o esperado.
Mas foi uma excelente oportunidade para o Partido dizer de sua justiça, levando à ÀR, em forma de moção de censura, o descontentamento generalizado de que também já falámos.
A luta que se segue é continuar o esclarecimento e fazer com que as pessoas mudem a sua orientação de voto....

Beijinhos

Fernando Samuel disse...

Uma moção cujo resultado, em termos de votação, era sabido, mas que apontou cirurgicamente o conteúdo, a natureza e as consequências da política de direita - e constituiu, por isso, uma importante etapa da luta contra essa política.
A luta continua!

Lúcia disse...

Bom, vamos ver isto pela positiva. Também acho que o resultado foi bom. Há que trazer as questões quentes para a berlinda; e isso foi conseguido. Quanto ao voto dos outros partidos... Eles é que perdem. Em credibilidade e coerência.

Justine disse...

E a comunicação social, como sempre, um asco!!

osátiro disse...

Não seja assim tão confiante: ainda há pouco tempo, o Jerónimo fez um périplo pelo mundo e visitou a China,Vietname e Angola com grandes elogios´.
Tudo países onde os trabalhadores são explorados até ao tutano; e em Angola, os políticos a viver em grandes luxos enquanto o povo vive na miséria dos musseques no meio dos esgotos.
É isto que a oposição do PCP quer para Portugal?
Aqui têm paleio; no poder sãp bem piores do que estes.

São disse...

A Direita absteve-se porque no fim de contas seria votar contra as suas próprias políticas, não é?
Quanto a Alberto Gonçalves, postei no meu blogue acerca da iniquidade que é o texto escrevinhado por ele.
Fique bem!

Antuã disse...

o Vampiro atacou de novo. Mas, cuidado, que a manada já está cansada de lhe chuparem o sangue.

Mide disse...

Sal, desculpa, deixa-me responder ao sátiro: meu caro, se tem internet, como parece ter, vá a www.pcp.pt e descubra o que o PCP quer para Portugal. E também o que o PCP pensa dos países que cita.
Está lá, claro como água - na acção, na discussão, nas propostas, nas decisões políticas sempre que o PCP pode delas participar.
O resto pode ser muita coisa - fantasia, desinformação, desonestidade. Mas não é a verdade. Dessa o PCP não tem medo.
Por isso, se for honesto e não achar que já sabe tudo, vá lá descobri-la. A verdade.

Sal disse...

Samuel:
Cortinas de fumo, dizes bem. Mas como agora é proibido fumar em recintos fechados o Primeiro Ministro vai ter que dissipar o fumo, nem ele sabe bem como...
:-))

Maria:
O esclarecimento é importante. Apesar de haver sempre quem não queira ser esclarecido.

Fernando Samuel:
A luta continua sempre, camarada. Hasta la vitória final...

Lúcia:
Exacto. Os outros partidos podiam ter sido honestos, mas não. Íam lá agora votar favoravelmente a uma moção do PCP... Ficaram foi a pensar: como é que não nos lembrámos disto antes?

Justine:
Um asco, a comunicação social. Ou deveríamos dizer: os novos cães de guarda?

OSátiro:

Bem vindo ao Mar sem Sal. Mas aviso desde já que aqui as opiniões normalmente são fundamentadas na verdade dos factos... E olhe que anda um bocadinho desinformado.
A gente não pode acreditar em tudo o que vê na televisão, e lê nos jornais... Isto não é estar a fazer de vítima o PCP, mas olhe que este partido é muito mal tratado na comunicação social, por isso, as notícias são dadas conforme outros interesses. Recordo, como recordei ultimamente a alguém neste blogue, que o projecto do PCP para Portugal pode ser consultado nas páginas da net, o programa está acessível a qualquer pessoa. Depois de ler o que lá está, talvez estejamos em condições de dialogar um pouco mais sobre este assunto. Senão, os seus comentários não passarão de meras provocações sem qualquer fundamento.

São:
Bem vinda a esta humilde barraquinha na blogosfera.
É exactamente o que diz: eles não votaram porque era votar contra a sua própria ideologia neo-liberal.

Antuã:
vampiro? coitadinho. Não compare o animalzinho com pessoa tão ruim. Ao pé do Sócrates até o vampiro é simpático.

Mide:
estás à vontade. Os comentários são para se fazer sempre que for oportuno. E realmente, na página do PCP está lá muita informação que interessa.


Beijinhos a todos. Bom Fim de semana.