domingo, 27 de julho de 2008

Música para o Fim-de-Semana



Luigi Nono, compositor italiano, progressista, e porque não dizê-lo, comunista. Tem uma escrita musical única, sublime, como poderão apreciar nesta obra "Incontri" ("Encontros"), para 24 instrumentos, aqui dirigida pelo não menos fabuloso maestro e compositor Pierre Boulez, que muito aprecio.
É uma obra com 53 anos, mas que certamente ainda poderá ser pouco aliciante para alguns dos meus visitantes. A minha sugestão é que a ouçam mais do que uma vez. Ouçam-na também em horas diferentes do dia (ou da noite)... Vão começar a descobrir a sua forma, os pontos de referência (os fios condutores melódicos trazidos pelos instrumentos), vão ouvir outras coisas que não ouviram na primeira audição, e , certamente, depois de fechar os olhos, vão percebê-la muito bem. E até gostar.
Bom Fim de Semana.

4 comentários:

Maria disse...

Esta música faz-me bem, hoje. E todos os dias.
Vi Luigi Nono na Festa do Avante, há muito tempo, não me lembro qual...
Obrigada pela partilha, Sal.

Beijinhos

samuel disse...

...ou então ouvi-la uma vez por semana durante os próximos 170 anos, altura em que ela terá a idade que têm hoje as últimas obras de Mozart.
Quem sabe?...
Por mim, é o que vou fazer. :)))

Agora a sério, belos e estranhos, estes "encontros".

Abreijos

Sérgio Ribeiro disse...

... sim, e porque não dizê-lo!
Obrigado, Sal,
Bom domingo!

Fernando Samuel disse...

Luigo Nono (comunista, pois claro) esteve cá, na primeira Festa do Avante! na FIL.
Boulez é, a meu ver, o «melhor maestro» de Nono: vi/ouvi um espectáculo com uma peça notável: «A Floresta é Jovem e Cheia de Vida» - creio que dedicada ao MPLA.

Um beijo amigo - e obrigado por estes «encontros».