sábado, 8 de março de 2008

100.000 é muita gente


Os professores portugueses estão de parabéns. Foi um êxito a Marcha da Indignação que hoje decorreu em Lisboa, onde cem mil professores mostraram o seu descontentamento pelas políticas de Educação seguidas por este Governo.
A ministra deve ter tomado vários calmantes, hoje. Quem a viu, como eu vi, na Sic, no Jornal da Noite, branca como a cal, a dizer que os cem mil professores estavam equivocados, que protestavam por nada... Até achei piada a jornalista ter dito, à laia de cotovelada "Os professores de Bragança saíram de lá às seis e meia da manhã, para vir a Lisboa. Ninguém faz isto "por nada""... eh, eh...
O que é certo é que depois desta manifestação, que foi a maior manifestação de professores em Portugal desde o 25 de Abril, nada ficará igual. Ou a ministra cai, que é o mais provável, ou entramos aqui numa rota de colisão sem fim à vista.
É que, os professores já estão habituados a remar contra a maré, com alguns dos seus alunos. Já estão habituados a lutar pela Educação de centenas de milhares de jovens e crianças, por este país fora.
Não vão desmobilizar tão cedo.
Nenhum Governo fica indiferente a um sinal tão claro de descontentamento com as suas políticas.
A não ser que Sócrates viva num mundo só seu, onde pensa que ninguém mais consegue aceder... Afinal, ele, através das palavras de Maria de Lurdes, diz que os professores não perceberam a questão da avaliação. Ele pensa que os cem mil estão errados, e só ele e as suas políticas estão certos. Que pensamento tão comum aos ditadores.

5 comentários:

caminhante disse...

Num desfile militar comentava uma mãe, entre 100 homens o único que vai com o passo certo é o meu filho, assim está este (des)governo que já perdeu o vernis de gente civilizada.
Foi uma grande jornada de luta, e agora digam que são os comunistas,(com pena mas não temos 100 mil professores na nossas fileiras de lutadores)
um abraço

Maria disse...

Gostaria de comungar da tua opinião: que a ministra cai. Mas não vai cair. Seria um duro golpe para o governo, e o PM não vai permitir.
Talvez seja "remodelada" daqui a dois ou 3 meses, não sei.
Entretanto vamos ter o "beija mão" no próximo sábado ao PM, coisa que me faz lembrar o beija mão dos generais no tempço da outra senhora....

Maria disse...

Mas há uma coisa que quero acrescentar: NADA VAI SER COMO DANTES......

Anónimo disse...

E o anão intelectual Augusto Santos Silva?!.. o coitado está mesmo desorientado.

Sal disse...

caro Antuã:
peço-lhe encarecidamente que não conspurque o meu blogue a falar desse sujeito. Para dejectos, já nos basta o Sócrates.