“Quando descobrimos aquilo de que somos feitos e a maneira como somos construídos, descobrimos um processo incessante de construção e destruição e apercebemo-nos de que a vida está à mercê desse processo interminável. Tal como os castelos de areia das praias da nossa infância, a vida pode ser levada pela maré.” António Damásio, O Sentimento de Si (1999)
quinta-feira, 1 de maio de 2008
1º de Maio
Cá estou eu de volta ao meu Mac, para vos saudar neste bonito 1º DE MAIO, DIA DO TRABALHADOR.
Tive a oportunidade de ter estado na manifestação organizada pela CGTP, em Aveiro, e de ter verificado com os meus próprios olhos a enorme adesão dos trabalhadores dos vários sectores profissionais a esta comemoração. Ouvi dizer que esta foi a melhor manifestação de há uns anos a esta parte. Não é difícil perceber porquê: os trabalhadores estão fartos de ser sempre eles a pagar a crise, essa crise que os sucessivos governos dizem existir, e em nome da qual tudo fazem, atentando contra os interesses desses mesmos trabalhadores, retirando-lhes cada vez mais os seus direitos, a sua qualidade de vida.
Foi uma vitória, este 1º de Maio.
Deixo-vos com as palavras (que subscrevo) recebidas num SMS logo de manhã:
"Viva o 1º de Maio! Viva o trabalhador organizado, sindicalizado, politizado!
Vivam o Contrato Colectivo de Trabalho, a pausa laboral, a liberdade de reunião no local de trabalho, o direito a um horário de trabalho compatível com a vida familiar, vivam as 35 horas, os 30 dias de férias, o 13º mês, o abono de família, o subsídio de maternidade, de alimentação, de doença! Viva a escola pública, o acesso democrático à Cultura, ao saber! Viva o Serviço Nacional de Saúde, o direito à dignidade na velhice e a uma reforma justa. Vivam as organizações de massas dos trabalhadores que lutam e defendem um outro projecto de sociedade sem césares nem tribunos!"
VIVA!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
8 comentários:
Sal
Tambem acabo de chegar da Alameda, onde estiveram muitos milhares de trabalhadores, a dizerem sim ás palavras do Manuel Carvalho da Silva, e a confirmarem que, a luta vai continuar,até à vitória final.
Bjos
Manangão
Foi uma enorme Jornada de Luta por todo o País, Sal.
Foi a certeza de que temos espaço para prosseguir....
E porque vale a pena lutar, a Luta Continua!
Beijos
Aveiro... boa escolha!
Abreijo
Bonito texto, esse que te enviaram.
E o 1º de Maio foi como nós o quisemos: em Lisboa, em Aveiro, etc, etc, etc. - 1º de Maio dos trabalhadores.
Beijos.
E a Alameda estava inundada, e toda a Alm.Reis cheia de gente até ao fundo. Foi um grande 1º de Maio.
Aproveitemos os sinais, e dos sinais passemos aos actos!
Beijo grande e bom fim de semana
Eu estive lá!!! Abraço...
Foi bonita a Festa, pá, com a nossa gente!
Tanta gente, tanto Sol.
Gostei de ter estado contigo e com a pricesinha.
Foi um Maio jovem e colorido.
Um bj,
GR
Enviar um comentário