sábado, 23 de fevereiro de 2008

Música para o Fim de Semana

Amantes de Bach, ouçam este video. E os que não são também podem ouvir. Trata-se de um excerto de uma maratona "24 horas de Bach" que decorreu na Alemanha, e no âmbito da qual participou o fabuloso cantor que vão escutar. Trata-se de Bobby McFerrin, um dos meus cantores favoritos, dono de uma voz impressionante, não só pelo seu timbre único mas pelas capacidades técnicas e expressivas, pelo seu grande sentido rítmico e harmónico, pela sua capacidade de improvisação, pela grande formação erudita e jazzística, e pelo seu bom humor. Aliás, ele é conhecido do grande público pela sua famosa canção "Don't worry, be happy". (Quem é que nunca cantarolou esta letra?)
Como poderão observar, aquilo que acontece neste video dificilmente aconteceria em Portugal. Neste país, as pessoas nem a cantar os "Parabéns a você" afinam! Na Alemanha dão-se ao luxo de conhecer muito bem certas obras do reportório erudito (1º prelúdio do 1º caderno do "Cravo bem Temperado", de Bach, com a "Avé Maria" que Gounod lhe associou). Esta boa formação musical não nasceu de um dia para o outro: é fruto de um bom sistema de ensino da música acessível a partir do ensino genérico. Que é o mesmo que dizer: os alemães, para cantar assim, não tiveram que frequentar um conservatório. Bastou-lhes a disciplina de música na escola. Já os portugueses... que desgraça. A maioria teve música no II ciclo, tocou "As pombinhas da Catrina" na flauta de bisel, e pouco mais. Os portugueses foram enganados pelos sucessivos governos, pois, assim como acontece noutras áreas, o ensino de música foi completamente inconsequente na vida das pessoas. Mas eu até acho que os portugueses são muito musicais. E em qualquer farra, lá se chegam à frente para cantar com a voz que têm. É pena que o potencial das pessoas não seja acompanhado por políticas adequadas, que pusessem toda a gente a cantar afinada, já não digo Bach mas, sei lá... o "Acordai", do Lopes-Graça (que não lhe fica atrás em qualidade).
Bom fim de semana.

8 comentários:

Anónimo disse...

Sal
Bem hajas por este momento musicalEste Bobb MC Ferrim, deita musica pelos póros, é de facto uma voz completa e extraordinária.
Bom fim de semana camarada!
José Manangão

Maria disse...

O "Acordai" estará no meu blog na próxima semana.... antes de 1 de Março... para ver se ACORDAM!!!!!

Bom fim de semana
Um beijo

zemanel disse...

vou linkar o teu blog no meu...
é um bog muito bom, sim senhor.!
Um abraço
Zé Manel
www.canhotices.blogspot.com

GR disse...

Fabuloso!
Sempre que tento comentar, abro novament o vídeo e esqueço-me do comentário.
Simplesmente fabuloso!

GR

beta disse...

Cheguei! Entrei hoje aqui, através do Cantigueiro, e fui recebida com passadeira vermelha! Só posso agradecer. Muito obrigada Sal. E muito obrigado ao Bobby McFerrin,que me pôs (e à minha filha) a ouvi-lo com ar de palerma encantada. Vou voltar,sem duvida.

Andreia disse...

Uma boa semana para ti!

samuel disse...

Olá Sal

A Beta definiu a coisa na perfeição. Fica-se com ar de palerma encantado...
Conheço o McFerrin desde o primeiro disco e é sempre o mesmo encantamento.
Obrigado pelo vídeo!

Abreijo

O Calado disse...

À procura de partituras de Bisel para a minha filhota(por acaso até eram as "pombinhas") vim aqui dar e gostei.
Provavelmente virei cá dar mais vezes agora que já conheço.

Esta malha está demais,que afinadinhos,perdem ali umas colcheias,mas também...não é facil estarem todos ao mesmo ritmo.Muito Bom!!!