“Quando descobrimos aquilo de que somos feitos e a maneira como somos construídos, descobrimos um processo incessante de construção e destruição e apercebemo-nos de que a vida está à mercê desse processo interminável. Tal como os castelos de areia das praias da nossa infância, a vida pode ser levada pela maré.” António Damásio, O Sentimento de Si (1999)
segunda-feira, 14 de abril de 2008
Linha do Tua
Mandaram-me um email a divulgar estas imagens com o seguinte texto:
Viagem de comboio na Linha do Tua. A paisagem, a fantástica obra de engenharia e a sua importância como serviço público, fazem da Linha do Tua uma das mais emblemáticas vias-férreas da Europa.
Confesso que nunca fiz a viagem pela linha do Tua, mas depois de ter visto este video fiquei com imensa vontade de fazer este percurso, último reduto ferroviário no nordeste português, mais concretamente entre Mirandela e Tua.
E mais motivos tenho agora. Muita tinta se tem escrito a propósito da possível, e já anunciada barragem, que este governo quer fazer naquela região, a pretexto de um presumível ganho energético para o país. Mas, como é apanágio deste primeiro-ministro, que ainda por cima tem a mania que percebe de "ambiente", a verdade dos factos não é publicitada. Quase não se ouve dizer que a barragem vai alterar profundamente a paisagem do Pinhão e de Carrazeda de Ansiães, localidades que integram uma zona classificada como "Património mundial" pela UNESCO. Uma barragem construída a cerca de um quilómetro e meio de distância do rio Douro pode provocar bastante impacto. E, ainda para mais, vai submergir cerca de 40km de linha de caminho de ferro, uma linha de via estreita, considerada por muitos especialistas como "uma das mais belas linhas ferroviárias do mundo"...
Há, inclusivé, uma petição a decorrer para defender a linha do Tua e não permitir a construção desta barragem.
Eu já assinei e aproveito para divulgar. Basta clicar.
E um dia destes vou fazer uma viagem pela linha do Tua, antes que seja tarde.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
Será que este governo vai deixar alguma coisa inteira neste país?
"O comboio vai a subir a serra
Parece que vai, mas não vai parar
Sempre a assobiar vai de terra em terra
Dê por onde der quero lá chegar"
Esta cantiga não era dedicada à linha do Tua, mas também fica bem...
Abreijos
Essa viagem é imperdível (como se escreve/diz agora) - e o melhor é ir já, antes que a política de direita acabe com ela...
Realmente, o que as populações da região vão ganhar é muitíssimo inferior ao que vão perder. O texto da petição é muito claro. Mesmo no que respeita à política energética, como ficou demonstrado no debate com o PM na AR, na sexta-feira passada, estas barragens pouco adiantam.
Adiantarão, concerteza, às multinacionais da energia e aos gurus da construção civil do costume.
Vislumbram-se já mais alguams oportunidades de modestos empregos para os nossos governantes actuais que, coitados, "têm que trabalhar" depois de sairem (ou serem corridos) dos seus postos.
A população, essa, fica sempre a perder.
Faço minhas as palavras da Justine.
Já fiz a viagem! como diz Fernando Samuel, é imperdível.
Saberá este desgoverno, o que é a beleza natural?
Esta viagem tem aromas, cores e o som puro dos riachos, das folhas e do comboio, da Linha do Tua!
Sócrates só conhece a cor e cheiros do dinheiro!
GR
FECHOU, À MUITOS ANOS, INFELIZMENTE, QUANDO TIRARAM AS CARRUAGENS NAPOLITANAS E PUSERAM O METRO, COM UMA COMPOSIÇÃO POR DIA, EXCEPTO AOS FINS DE SEMANA.
PREFERIA AS CARRUAGENS NAPOLITANAS E NÃO OS AUTOCARROS VERDES DO METRO.
MATARAM A LINHA EM 2001.
TAMBÉM CHEGUEI A ANDAR NAS JUGOSLAVAS COM WC NO CORGO E NAS NOHAB NO TÂMEGA.
LINHAS QUE JÁ FECHARAM.
A ASSOCIAÇÃO ANIMAL QUER ACABAR COM O COMBOIO HISTÓRICO, PQ DIZEM QUE POLUI MUITO E INTOXICA OS PÁSSAROS DO DOURO CLASSIFICADO PELA UNESCO E OS PEIXES DO RIO.
ESTÃO A FECHAR O PAÍS.
QUALQUER DIA FECHAM TB A BEIRA BAIXA.
Enviar um comentário